Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

08/09/2017
FMB cobra recomposição de investimentos nos Hospitais Universitários
 

FMB
Os 196 hospitais universitários brasileiros (HUs) são parte fundamental na formação do médico e de outros profissionais de saúde, bem como na realização de pesquisas na área. Os HUs são responsáveis por mais de 10% das internações hospitalares de todo o país e realizam quase metade dos procedimentos de média e alta complexidade do SUS. São também fonte de renda para centenas de trabalhadores da área da saúde e afins.

Apesar de sua importância, o governo reduz sistematicamente os recursos orçamentários para esta rede de saúde. Em 2014 foram reduzidos 50% dos recursos de capital para obras e compra de equipamentos e 20% dos recursos de custeio para manutenção, pagamento de bolsas e despesas básicas.

A redução do custeio amplifica os problemas existentes e cria novas situações como o fechamento de emergências por falta de leitos e de profissionais, exigência de cumprimento de cargas horárias incompatíveis com os salários, problemas estruturais, falta de insumos e medicamentos e a falta de reposição de servidores, incluindo professores que se aposentam ou falecem.

Outra situação muito grave com a redução de investimentos é a suspensão de projetos de pesquisa que colocam o Brasil em visibilidade científica mundial por trabalhos de grande magnitude realizados em laboratórios vinculados a essas unidades de saúde.

Os hospitais universitários formam profissionais de excelência em todo o país e precisam cumprir seu papel de formar recursos humanos com capacidade de enfrentarem as novas demandas em saúde. Necessitam gerar conhecimento por meio de pesquisas e atender às demandas sociais sem terem essa condição atrelada ao sistema econômico e político do país.

A Federação Médica Brasileira (FMB) cobra do Ministério do Planejamento a liberação integral dos recursos programados para este ano e roga aos parlamentares brasileiros que corrijam, no orçamento para 2018, as perdas registradas desde 2014, bem como, apliquem a correção dos valore mínimos da inflação, para que os hospitais consigam sanar suas dificuldades. Precisamos que os hospitais universitários voltem à normalidade pelo bem do sistema público de saúde brasileiro.


Siga-nos

Fan page: https://www.facebook.com/simespmedicos

Youtube: https://www.youtube.com/simespmedicos



Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819